Baleia Jubarte encalhada é resgatada em Mundaí

De julho a outubro, o litoral sul da Bahia tem o privilégio de receber as baleias Jubarte que se aproveitam das águas mornas da região para o período de acasalamento e reprodução. Entretanto, todos os anos também são registrados encalhes desses animais.
No dia 17/08, uma baleia Jubarte encalhou já morta na praia do Mundaí, em Porto Seguro. A equipe de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente se deslocou ao local e acionou o Projeto Baleia Jubarte, que mandou uma equipe para fazer exames.
Foi colhido então material para análises, com o objetivo de identificar a causa da morte do animal. Após essas coletas, a Secretaria de Meio Ambiente, com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos do município, tomou as providências para enterrar o animal.
Uma tartaruga marinha da espécie "pente" também foi encontrada por moradores na praia do Taípe, em Arraial d'Ajuda, dia 18/08. O animal foi resgatado pela equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Selvagens (Cetas), onde já chegou morta. 
Contatos e denúncias junto à Secretaria de Meio Ambiente podem ser feitos pelo telefones (73) 3012-8554 ou através do WhatsApp (73) 99959-6970.