Operação da PF desarticula grupo que exportava cocaína do Brasil para Europa



A fim de combater uma organização criminosa especializada em tráfico de drogas, a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Refúgio na manhã desta terça-feira (18). As investigações apontam que um grupo de sérvios usava o Porto de Santos, em São Paulo, e o Porto de Navegantes, em Santa Catarina, para enviar drogas para a Europa. 

Segundo informações da Agência Brasil, 13 mandados de prisão temporária 12 de busca e apreensão foram cumpridos. Expedidos pela 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo, esses mandados são executados nos municípios de Guarulhos, Itapevi e São Paulo, no estado de São Paulo, em Extrema, em Minas Gerais, e em Itajaí, em Santa Catarina. A operação foi possibilitada após uma co-operação policial com a Agência Antidrogas Norte-Americana, que revelou que um grande narcotraficante sérvio articulava a compra de cocaína em São Paulo. 

O inquérito para investigar a atuação do grupo no Brasil foi aberto em abril deste ano. Agora, os investigados responderão pelos crimes de tráfico de drogas e associação internacional para o tráfico de drogas, cujas penas vão de três a 15 anos de prisão.